Dada a largada para Campanha Salarial 2012

Após um 2011 de muita luta e conquistas sólidas para a categoria, os professores do setor privado de ensino em Pernambuco dão a largada para a nova campanha salarial de 2012. Os trabalhos de mobilização serão abertos com a assembléia que se realizará no dia 25 de fevereiro, às 9h, no auditório do Sindicato dos Professores no Estado de Pernambuco (Sinpro PE).

Os principais pontos a serem discutidos são a aprovação da Pauta de Reivindicações da categoria, autorização para instauração – ou não – de Dissídio Coletivo de Trabalho e a aprovação da Taxa Assistencial. Ficam convocados todos os professores da Educação Básica e Cursos Livres Preparatórios nos Estabelecimentos de Ensino Particulares no Estado.

Na campanha salarial 2011 a categorial conquistou o maior reajuste percentual de todo Nordeste do País dado a rede particular. Em relação aos professores que ganham o piso, o reajuste aprovado foi de 10% retroativo de abril até dezembro de 2011 mais 2,86%, acrescidos de janeiro à março de 2012 para o Nível I(Infantil e Fundamental I), o aumento da hora aula de R$4,43 para R$5 até março. Para o Nível II (Fundamental II e Nível Médio), o reajuste foi de 10% retroativo de abril de 2011 até março de 2012, subindo de R$5,82 para R$6,40. Já os professores que ganham acima do piso obtiveram reajuste e ganho real de 7% em cima do INPC de abril de 2011 até março de 2012 – antes o índice era de 6,31.

Além dos ganhos de piso, a categoria conquistou outros 16 pontos exigidos na Convenção Coletiva de Trabalho, entre elas, a manutenção das cláusulas já existentes na Convenção Coletiva anterior, redução do desconto de vale transporte de 6% para 5%, participação no planejamento pedagógico escolar, proibição da alteração da caderneta escolar sem permissão do docente, regulamentação do CIPA, manutenção da bolsa de 50% para filhos de professores que estudem em escolas onde o docente não ensina, garantia de hora-extra para o educador que participar de atividades culturais e recreativas fora do seu horário, abono de falta para participação das assembléias sindicais ilimitado, dentre outros.

6 respostas para Dada a largada para Campanha Salarial 2012

1. Monica Maria Martins de Macedo

Quero saber detalhes sobre o plano de saúde e seus procedimentos

2. joao coutinho cabral de mello neto

Precisamos rever a questão do mestrado. Tenho mestrado e a escola não aceita por não ter sido em matemática, disciplina que leciono. Acho que todo mestrado é válido e a escola tem que aceitar.

3. rafael silva

Quando será a nova Assembleia da campanha salarial? E quando vai ser levada ao sindicado dos diretores e donos de escolas?

• admin2

Caro Rafael,
      Só poderemos sentar com o sindicato patronal a partir da nossa data-base que é 1º de abril. A partir daí, convocaremos a categoria para as assembleias.
      Contamos com sua participação na nossa campanha salarial.
      Luciano Paz – Coordenador de Comunicação

4. JAILDA LOPES DA SILVA

TO DE LICENCA MATERNIDADE E QUERO SABER, JA TEVE O AUMENTO PARA ED. INFANTIL E SE TEVE FOI DE QUANTO?

• admin2

Cara professora Jailda,
      Estamos no início da campanha salarial, nada foi decidido ainda. Apresentamos as nossa reivindicações para os donos de escolas, representados pelo seu sindicato, o SINEPE.
      Novas rodadas de negociações acontecerão, inclusive nossas assembleias, para informação da nossa categoria. Contamos com sua participação e de seus colegas, se possível, pois precisaremos de um número grande de professores da base para forçarmos o atendimento de nossa pauta!
      Luciano Paz- Coordenador de Comunicação.